

A Aliança Francesa de Curitiba foi fundada em 1945. Desde sua criação, sua contribuição para a difusão das culturas francófonas e da língua francesa em Curitiba foi enorme, bem como para o fortalecimento de laços de amizade entre os dois países.
A Aliança Francesa favorece o intercâmbio cultural graças a uma conjunção de fatores excepcionais em um mesmo ambiente: curso de francês, mediateca, múltiplas atividades culturais e espaços destinados às artes e à gastronomia – com um Café e uma Cozinha Pedagógica – ambos com enfoque na culinária típica francesa e francófona. A maioria dos eventos são abertos a toda comunidade e as atividades culturais são bilíngues.
A Aliança Francesa de Curitiba é uma instituição de direito privado sem fins lucrativos, com sede em nossa capital e ligada à Fondation Alliance Française de Paris. A cada 2 anos, elege um Conselho Diretor e Fiscal.
No Brasil, a Aliança Francesa está presente há mais de 130 anos e é o único curso de ensino da língua francesa reconhecido pelo Ministério da Educação Nacional Francês. Seu primeiro centro foi fundado no Rio de Janeiro, em 1885, apenas dois anos após a criação da sede, em Paris.
Com os métodos pedagógicos e recursos técnicos mais avançados no ensino da língua, a rede brasileira está presente nas principais capitais do Brasil.
Criada em 21 de julho de 1883 por personalidades como Jules Verne e Louis Pasteur, a Aliança Francesa é uma instituição sem fins lucrativos, de reconhecida utilidade pública, cujos objetivos são a difusão da língua francesa, das culturas francófonas e a promoção da diversidade cultural.
Os valores da Aliança Francesa são a ética, o respeito mútuo, a responsabilidade social e ambiental, o espirito de equipe e o comprometimento. Esses são os princípios da Aliança ao promover o ensino do francês como idioma estrangeiro e ao oferecer atividades culturais francófonas e com artistas locais, reforçando assim os laços com a comunidade local. Ela também concede certificados específicos de proficiência e conhecimentos linguísticos, com os quais se pode estudar em universidades francófonas.
A rede mundial da Aliança Francesa compreende quase 1.000 estabelecimentos instalados em mais de 130 países, onde estudam 500.000 alunos. Mais de 6 milhões de pessoas participam dos eventos culturais das Alianças Francesas, que se configuram como a rede de centros culturais mais importante do mundo.
Cada centro possui autonomia e é uma instituição local sem fins lucrativos, apolítica e laica, trabalhando permanentemente em relação estreita com a sede parisiense, a Fondation Alliance Française.






