Exames Oficiais

Qual escolher?

A Aliança Francesa de Curitiba é um centro oficial de exames que oferece avaliações de proficiência em língua francesa e diplomas reconhecidos internacionalmente. Os exames são baseados nos níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas.

Os testes (TEFTest de Connaissance du Français, TCFTest d’Evaluation de Français), avaliam o nível linguístico e são válidos apenas para um determinado período de tempo.

Os diplomas (DELFDiplôme d’Études en Langue Française, DALFDiplôme Approfondi de Langue Française), são diplomas do Ministério da Educação Nacional francês que certificam proficiência linguística e têm validade permanente.

TCF

Teste de nível linguístico do Ministério da Educação Nacional francês. É destinado a públicos diversos e, por isso, existe em quatro versões: TCF Tout Public – para fins pessoais, acadêmicos ou profissionais. TCF Capes – para fins pessoais, acadêmicos ou profissionais (exclusivo para universitários regularmente matriculados, que devem apresentar um comprovante válido, no ato da inscrição). TCF ANF – para os que solicitam a nacionalidade francesa, por casamento ou por naturalização. TCF DAP – para candidatos ao primeiro ano de graduação em uma universidade francesa ou a qualquer nível em uma Escola Nacional Superior de Arquitetura. TCF Québec – para quem dá entrada num dossiê de imigração junto a um Bureau de Imigração do Québec ou em uma Delegação Geral do Québec. TCF Canada – para quem dá entrada num dossiê de imigração ou para obter cidadania canadense. Válido por dois anos.

TEF

Teste de avaliação do nível linguístico criado pela Câmara de Comércio e Indústria de Paris e reconhecido pelo Ministério da Educação Nacional francês e pelo órgão CIC (Cidadania e Imigração Canadá). Destinado a candidatos cuja língua materna não é o francês e quem têm como objetivo estudar na França, imigrar para um país francófono ou apenas atestar seus conhecimentos por razões pessoais. Válido por dois anos.

DELF/DALF

Diplomas oficiais do Ministério da Educação Nacional francês para certificar as competências em francês dos candidatos estrangeiros. Os certificados são reconhecidos internacionalmente e podem ser obtidos com fins apenas pessoais ou de estudo, trabalho ou imigração para um país francófono. Os diplomas DELF / DALF não têm prazo de validade. DELF A1; A2; B1; B2 DALF C1; C2