Portas Abertas Virtuais

PORTAS ABERTAS VIRTUAIS

Esta edição das portas abertas será dedicada a você #emcasa que quer conhecer melhor nossa metodologia de ensino virtual, nossas atividades culturais e todos os benefícios que você pode ter ficando conectados com a Aliança Francesa (AF) de Curitiba.

Nós somos um centro cultural, reconhecido pelo Governo Francês, que atua em Curitiba há 75 anos. Carregamos a expertise do ensino da língua francesa com inovação em nossa pedagogia!

Na semana das portas abertas, você vai imergir na língua e na cultura francesa! Confira as novidades por categoria:

PEDAGÓGICO:

  • Aulas demonstrativas: teste nossa metodologia de ensino fazendo uma aula demonstrativa.
  • Exames: Entenda como funcionam os exames de proficiência: lembramos que AF é o único centro de Curitiba a aplicar as provas oficiais.
  • Teste de nível: teste seu nível de francês.
  • Bolsas: concorra e ganhe uma bolsa 100%.

CULTURA:

  • Talks: participe de nossas LIVES sobre moda, cultura francesa, histórias em quadrinhos, etc.
  • Literatura: leia ou releia um livro em francês.
  • Gastronomia: realize uma receita a distância ou aprenda mais sobre cervejas especiais.

INTERCÂMBIO:

  • Entenda como você pode estudar na França com a agencia governamental francês de promoção do ensino superior, Campus France.
  • Converse com quem já estudou na França e já emigrou no Québec.

SORTEIO DE BOLSAS – 100%:

Teremos dois sorteios para bolsas de estudos 100% durante a semana. As bolsas são válidas para alunos residentes em Curitiba e apenas para nível Iniciante – A1.1.

Confira o REGULAMENTO

PALESTRANTES:

Confira quem são nossos convidados especiais:

  • Rog Vasques
  • Ricardo Manhães
  • Alain Tissier
  • Milene Aguiar
  • Daniel Wolff

REALIZE SUA INSCRIÇÃO GRATUITA AQUI: JE PARTICIPE

Festival Canção AF

O que é o Festival da Canção AF?

Criado em Porto Alegre em 2008, o Festival da Canção AF se tornou referência em música contemporânea francófona. Organizado em três etapas, candidatos de todo o Brasil têm a chance de interpretar canções em francês e concorrer a uma viagem com acompanhante para Paris. As inscrições são gratuitas e abertas a cantores amadores ou profissionais!

Festival edição 2020

Em 2020, a Aliança Francesa completa 135 anos de presença no Brasil. Para além do ensino de idioma, a Aliança Francesa oferece um rico leque de atividades culturais. A língua francesa está, naturalmente, no centro de sua programação, e desejamos celebrá-la por meio do Festival da Canção AF.

A novidade dessa 13ª edição é a realização do Festival da Canção AF pela primeira vez de forma virtual, através de transmissão ao vivo nas redes sociais. É uma iniciativa inédita da Aliança Francesa que, em razão da atual pandemia de Covid-19 e as recomendações de segurança das autoridades sanitárias e da OMS, decidiu experimentar esse novo formato artístico, em sintonia com as tendências atuais. Mantemos assim o Festival, que já faz parte do calendário das Alianças Francesas no Brasil, garantido a segurança dos candidatos e do nosso público.

Saiba Mais

Confira como participar no site do Festival: festivalcançaoaf.com.br
Bonne chance à tous!

Festa da Música

Para comemorar a Fête de la musique 2020 (Festa da Música 2020), as Alianças Francesas da América Latina e do Caribe decidiram afinar juntos seus instrumentos para oferecer uma edição virtual especial. O evento reunirá cerca de cinquenta artistas de 22 países e uma dezena de artistas franceses em uma sinfonia de vídeos feitos em confinamento.

Essa jornada única de alianças sonoras atravessa as fronteiras para levar o público à descoberta do novo cenário latino-americano e caribenho. Muitos idiomas e um número ainda maior de notas musicais estarão em sintonia no domingo, 21 de junho, nas redes sociais das Alianças Francesas participantes na região.

  • 6 horas de festival de música virtual
  • 22 países
  • Mais de 50 artistas
  • 200 Alianças Francesas
  • 21 de junho, de 17h às 23h

Confira a programação completa nas redes sociais: CLIQUE AQUI

FrançaisFlix – Em Toda Parte

O curso temático FrançaisFlix é uma novidade da AF Curitiba.

Além de focar na conversação e debater sobre aspectos culturais extraídos dos filmes assistidos, ele também oferece uma revisão de pontos gramaticais da língua francesa. Por tanto, você não só vai praticar a língua, mas também vai sanar suas dúvidas gramaticais que, de repente, ficaram para trás.

Toda semana, alunos do curso selecionam um filme.

Clique aqui para mais detalhes: FRANÇAISFLIX

Marco Ngoni – Concerto + bate-papo

O músico franco-tunisiano Marco Ngoni fará um concerto e bate-papo às 18h (UTC: -3H) no canal da Aliança Francesa Salvador no YouTube – https://youtu.be/5PTitdyvc4Y – com participação da musicista Sandra Ellama (FR).
.
O evento é promovido pela Aliança Francesa Brasil, conta com mediação de Mamadou Gaye e tem por detalhe especial a apresentação da takamba, instrumento também conhecido pelo nome de n’goni. Tradicionalmente tocado em homenagem a reis e rainhas na época do Império do Mali, permaneceu através de casamentos e batismos da cultura mandinga – além de ser, por excelência, o instrumento utilizado por griôs da África do Oeste.
.
Se interessou? O link está na nossa bio e basta clicar “ativar lembrete” no YouTube para não perder esse encontro! 🥰 #ProfitezChezVous
.
SERVIÇO |
O que: Concerto e bate-papo com Marco Ngoni
Quando: 12 de junho (sexta-feira), das 18h às 20h (UTC: -3H)
Onde: Canal da Aliança Francesa Salvador – https://youtu.be/5PTitdyvc4Y
Quanto: gratuito
Mediação: Mamadou Gaye
Participação: Sandra Ellama (FR)
Observação: O bate-papo será realizado em francês com tradução para o português.

FrançaisFlix – Mauvaises Herbes

Antes de mais nada, vale lembrar que o curso temático FrançaisFlix é uma novidade da AF Curitiba. Além de focar na conversação e debater sobre aspectos culturais extraídos dos filmes assistidos, ele também oferece uma revisão de pontos gramaticais da língua francesa. Por tanto, você não só vai praticar a língua, mas também vai sanar suas dúvidas gramaticais que, de repente, ficaram para trás. O filme FrançaisFlix  da vez é Mauvaises Herbes

COMO FUNCIONA FRANÇAIS-FLIX?

Agora, nós vamos explicar como tudo isso vais funcionar:
Em primeiro lugar
, você assiste ao filme em casa;
Em segundo lugar, você se inscreve no curso FrançaisFlix – Mauvaise Herbes. Logo depois , você será convidado a entrar em uma sala de aula, virtual, para conversar, debater, interagir com seus colegas e Professor, sobre os temas relacionados ao filme.
Em terceiro lugar, você pratica seu francês e revisa pontos específicos da língua dos níveis B1 & B2.

Em suma, para participar é bem simples e, melhor, agora você pode se inscrever no curso completo ou contratar uma aula avulsa, clicando AQUI

Por último, ressaltamos que os encontros ocorrem toda quarta-feira a partir das 18h e que o Prof. Ronie trabalha um filme francês escolhido juntamente com os alunos; ou seja, eles são os primeiros protagonistas deste curso 🙂

Você pode se inscrever a qualquer momento. Une o útil ao lúdico!

Sobre o FILME FrançaisFLix Mauvaises Herbes: confira o que preparamos para você ficar por dentro do assunto:

SINOPSE DE MAUVAISES HERBES (Sementes podres)

Fonte: Netflix

COMÉDIA, DRAMA 2018| França/Bélgica | 1h45 Legendado | Classificação: 16

Atormentado pelo passado, um trapaceiro que vive de pequenos golpes com sua mãe adotiva encontra a redenção como mentor de grupo de estudantes com dificuldades

Direção: Kheiron

TRAILER DE MAUVAISES HERBES

FrançaisFlix – Gostos e Cores

Antes de mais nada, vale lembrar que o curso temático FrançaisFlix é uma novidade da AF Curitiba. Além de focar na conversação e debater sobre aspectos culturais extraídos dos filmes assistidos, ele também oferece uma revisão de pontos gramaticais da língua francesa. Por tanto, você não só vai praticar a língua, mas também vai sanar suas dúvidas gramaticais que, de repente, ficaram para trás. O filme FrançaisFlix  da vez é Gostos e Cores de Myriam Aziza.

COMO FUNCIONA FRANÇAISFLIX?

Agora, nós vamos explicar como tudo isso vais funcionar:
Em primeiro lugar
, você assiste ao filme em casa;
Em segundo lugar, você se inscreve no curso FrançaisFlix. Logo depois , você será convidado a entrar em uma sala de aula, virtual, para conversar, debater, interagir com seus colegas e Professor, sobre os temas relacionados ao filme.
Em terceiro lugar, você pratica seu francês e revisa pontos específicos da língua dos níveis B1 & B2.

Em suma, para participar é bem simples e, melhor, agora você pode se inscrever no curso completo ou contratar uma aula avulsa, clicando AQUI

Por último, ressaltamos que os encontros ocorrem toda quarta-feira a partir das 18h e que o Prof. Ronie trabalha um filme francês escolhido juntamente com os alunos; ou seja, eles são os primeiros protagonistas deste curso 🙂

Você pode se inscrever a qualquer momento. Une o útil ao lúdico!

Sobre o FILME FrançaisFLix – Gostos e Cores: confira o que preparamos para você ficar por dentro do assunto:

Sinopse: 1h 35min / Romance, Comédia / França

Depois de um longo período de autodescoberta, a jovem judia Simone consegue reunir a coragem necessária para assumir a sua família conservadora que é homossexual. Quando arquiteta todo o plano para deixar seus pais preparados, ela se vê atraída por um homem pela primeira vez, e agora se pergunta sobre quais são suas reais perspectivas amorosas

Ficha técnica:

Direção: Myriam Aziza
Elenco: Sarah Stern, Jean-Christophe Folly, Julia Piaton
Nacionalidade França

Veja o trailer! 

Webinar MAI-68

Maio é um mês muito marcante para a França, devido o momento Maio de 68. Assunto este tão importante, que já foi tema de vestibular aqui no Brasil. Quer saber mais sobre a data e como após mais de 50 anos ela continua sendo muito representativa para o mundo?

Para conhecer melhor este momento notável da história da França, vamos te convidar para um webinar “Mai 68, histoire d’une “révolution” com a professora Viviane Ribeiro.

Gratuito, dia 29.05 às 18h em Francês! Efetue sua inscrição através do link:

Data: 29.05
Horário: 18h
Professora: Viviane Ribeiro
Idioma: Francês
Inscrições Gratuitas: 

FrançaisFlix – Lolo

Antes de mais nada, vale lembrar que o curso temático FrançaisFlix é uma novidade da AF Curitiba. Além de focar na conversação e debater sobre aspectos culturais extraídos dos filmes assistidos, ele também oferece uma revisão de pontos gramaticais da língua francesa. Por tanto, você não só vai praticar a língua, mas também vai sanar suas dúvidas gramaticais que, de repente, ficaram para trás. O filme FrançaisFlix  da vez é LOLO: o filho da minha namorada de Julie Delpy.

COMO FUNCIONA FRANÇAIS-FLIX?

Agora, nós vamos explicar como tudo isso vais funcionar:
Em primeiro lugar
, você assiste ao filme em casa;
Em segundo lugar, você se inscreve no curso FrançaisFlix – Blanche comme Neige. Logo depois , você será convidado a entrar em uma sala de aula, virtual, para conversar, debater, interagir com seus colegas e Professor, sobre os temas relacionados ao filme.
Em terceiro lugar, você pratica seu francês e revisa pontos específicos da língua dos níveis B1 & B2.

Em suma, para participar é bem simples e, melhor, agora você pode se inscrever no curso completo ou contratar uma aula avulsa, clicando AQUI

Por último, ressaltamos que os encontros ocorrem toda quarta-feira a partir das 18h e que o Prof. Ronie trabalha um filme francês escolhido juntamente com os alunos; ou seja, eles são os primeiros protagonistas deste curso 🙂

Você pode se inscrever a qualquer momento. Une o útil ao lúdico!

Sobre o FILME FrançaisFLix LOLO: confira o que preparamos para você ficar por dentro do assunto:

Sinopse: Comédia | França | 1h 40min

De férias no sul da França, Violette, sofisticada parisiense que trabalha no mundo da moda, encontra Jean-René, um modesto técnico de informática recém-divorciado. Após anos de solidão, ela se deixa seduzir. René junta-se a ela em Paris, tentando se adaptar ao ambiente no qual ela vive. Mas não conta com a presença de Lolo, o filho da namorada, disposto a tudo para destruir o casal e conservar seu lugar de favorito.

Ficha técnica:

Direção: Julie Delpy
Roteiro: Julie Delpy, Eugénie Grandval
Elenco: Julie Delpy, Dany Boon, Vincent Lacoste, Karin Viard
Nacionalidade e lançamento: França, 2016 (25 de agosto de 2016 no Brasil)

Veja o trailer!

Paris à distance – Quartier Latin

Paris à distance – Quartier Latin é o próximo destino de nossos encontros virtuais parisienses. Já que todos nós carregamos Paris em nossos corações, organizamos encontros virtuais pelos lugares mais incríveis da capital Francesa. Deste modo, você vai aprofundar seus conhecimentos sobre a cidade mais visitada do mundo.

Você vai se apaixonar pelos bairros e lugares mais charmosos da capital Francesa acompanhado das Professores Márcia Lebois & Viviane Ribeiro que conhecem a cidade luz como as palmas de suas mãos. No decorrer dos encontros parisienses virtuais, elas vão passar dicas exclusivas sobre arte, cultura, gastronomia e compartilhar suas experiências com você.

Então, o que acha de ir para Paris? Nossa terceira viagem virtual está marcada para dia 01 de junho no 5° distrito de Paris – Quartier Latin

Vem com a gente 🙂

Tema: Quartier Latin
Data: 01.06
Horário: 18h – 19h40
Professoras: Márcia Lebois & Viviane Ribeiro
Investimento: R$ 95,00 (cada encontro)
Inscreva-se aqui.

O último encontro será dia 15.06! Mais infos em breve 😉