
quinta-feira, 21 de março, 2024 (há 1 ano)
CAFÉ PHILO 2024
Em 2024 os encontros presenciais seguem acontecendo no Café Babette, com o primeiro evento a ser realizado no dia 21/03, quinta-feira, às 19h30, durante a Semana da Francofonia.
CAFÉ PHILO 2024
O Café Philo é um espaço para conversas e trocas sobre temas ligados à atualidade, sempre por um viés questionador e filosófico, conduzido por convidados muito especiais. O evento é organizado em parceria entre a AF Curitiba e o Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCPR, com curadoria de Cesar Candiotto e Federico Ferraguto.
Em 2024 os encontros presenciais seguem acontecendo no Café Babette, com o primeiro evento a ser realizado no dia 21/03, quinta-feira, às 19h30, durante a Semana da Francofonia.
Já se prepara porque o tema do Café Philo 2024 é: Utopia e distopia: visões filosóficas do futuro
A XVI edição do Café-Philo irá abordar os conceitos de utopia e distopia, explorando suas origens filosóficas e suas implicações para nosso presente e futuro. Utopia, um termo cunhado por Thomas More, representa uma sociedade ideal, um estado perfeito desprovido das falhas e dos desafios que assolam nosso mundo atual. Em contraste, a distopia apresenta uma visão sombria e opressiva do futuro, em que os valores e as liberdades humanas estão comprometidos ou totalmente ausentes.
A discussão a respeito traça a evolução histórica desses conceitos, desde as reflexões filosóficas de Platão em sua "República" até representações mais recentes e se desdobra questionando se essas visões são meros devaneios ou narrativas poderosas e preventivas que refletem verdades profundas sobre a natureza humana e a sociedade. Passando pelas reflexões platônicas e chegando às mais recentes e incisivas representações da discussão filosófica, desde o conceito de eterno retorno em Nietzsche, até as mais recentes discussões sobre aperfeiçoamento humano, inteligência artificial e a relação entre filosofia, raça e gênero, a XVI edição do Café-Philo, tem como objetivo enfocar as questões existenciais, políticas, éticas e morais levantadas por esses conceitos. O que a busca por uma sociedade utópica revela sobre os desejos e as necessidades humanas? Como as narrativas distópicas refletem nossos medos e ansiedades sobre tecnologia, governança e estruturas sociais? O objetivo é, portanto, desafiar os participantes a considerar como essas visões extremas da sociedade moldam nossa compreensão de justiça, liberdade e felicidade.
A discussão também incluirá perspectivas contemporâneas, examinando como os desafios globais atuais, como as mudanças climáticas, os avanços tecnológicos e a agitação política, ressoam com temas utópicos e distópicos. Dessa forma, o Café-Philo não apenas proporcionará um espaço para o intercâmbio intelectual, mas também incentivará os participantes a refletir sobre as implicações práticas dessas ideias visionárias na formação de um futuro desejável para a humanidade.
O primeiro encontro do ano acontece no dia 21/03, às 19h30, e tem o tema: FANON E A UTOPIA DA IGUALDADE: FENOMENOLOGIA POLÍTICA E ENCANTAMENTO. Os convidados do primeiro encontro do ano são os Professores Ericson Falabretti e Ivo Queiroz.
Saiba mais sobre o encontro de março:
A presente reflexão repercute as inquietações da existência humana no cenário contemporâneo, no qual se desenrola um enredo de doloroso déficit antropológico e seus efeitos sobre a sociedade, suas instituições e o meio ambiente, a casa comum, igualmente ferida. Para meditar as instabilidades e falências do tempo presente, os professores Ivo Queiroz (UFTPR) e Ericson Falabretti (PUCPR) recolhem da literatura produzida por Frantz Fanon (1925-1961) o testemunho de vida, problemas e conceitos para responder a esta indagação: com que argumentos se poderia sustentar que a fenomenologia política de Fanon contempla a dimensão do encantamento e tem nos reconhecimentos recíprocos os alicerces de uma utopia da igualdade? Num primeiro momento, rememora-se aspectos basilares do contexto de atuação, militância e produção filosófica de Fanon, destacando a percepção estética e o sentido do encantamento na sua abordagem. Em seguida, serão apresentados apontamentos da fenomenologia política elaborada por Fanon, argumentando-se que o autor desenvolveu uma utopia da igualdade.
Quando: 21/03, às 19h30
Onde: Café Babette - Al. Prudente de Moraes, 1101 - Centro