Final Nacional – Festival da Canção Aliança Francesa

Final Nacional – Festival da Canção Aliança Francesa

No dia 27/11 acontece a Final Nacional do Festival da Canção Aliança Francesa! Os semifinalistas das etapas locais de São Paulo, Brasília, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Aracaju vão competir pelo grande prêmio do 1o colocado: uma viagem para a França! 

A ganhadora da etapa Paraná/Santa Catarina, Thaïs Morell, será nossa representante na Final Nacional. Thaïs é cantora, compositora e violonista curitibana, já lançou 2 discos e levou seus shows e workshops para mais de 50 cidades em 12 países. Bonne chance, Thaïs!

Assista à final nacional no site da AF Brasil, às 19h00 no dia 27/11:

Saiba mais sobre o festival:

A 14ª edição do Festival da Canção Aliança Francesa abre inscrições gratuitas, de 7 de julho a 31 de agosto, para cantores amadores e profissionais, com transmissão ao vivo das etapas semifinal e final nas redes sociais das Alianças Francesas. O vencedor será premiado com uma viagem para Paris e um passe para o MaMA Festival & Convention, maior encontro francês da indústria musical na França, um dos parceiros dessa edição. O Festival conta também com o apoio do Club Med Brasil, que oferece o prêmio de 2º lugar, da Embaixada da França no Brasil e da What The France, marca de referência do Centro Nacional de Música na França. Os interessados poderão se inscrever no site oficial do festival: http://festivaldacancaoaf.com.br/.

A grande novidade dessa edição é a participação de artistas francófonos como padrinhos do Festival: uma madrinha brasileira e um padrinho francês. Os artistas convidados foram a cantora carioca Letrux e o cantor francês Ben L’Oncle Soul. Eles irão acompanhar de perto os participantes com o objetivo de ajudar na preparação para as etapas semifinal e final, contribuindo também para o desenvolvimento da carreira musical de cada artista. Esse trabalho será feito através de MasterClasses e encontros virtuais com os selecionados para as semifinais e a final nacional.

O concurso é gratuito e aberto a cantores amadores e profissionais e visa promover a descoberta de novos talentos e divulgar a diversidade do repertório musical em francês. Para participar, não é necessário o domínio da língua francesa, o importante é caprichar na interpretação e na pronúncia. Poderá participar do concurso toda pessoa de nacionalidade brasileira e maior de 18 anos (no caso de algumas cidades é permitida a participação de residentes estrangeiros, consulte o regulamento completo no site para saber mais). Cada candidato só poderá se inscrever uma vez com uma música, sendo vedada a utilização de pseudônimos, sob pena de desclassificação sumária. Serão julgados os quesitos:  afinação; ritmo; interpretação (capacidade de transmitir os sentimentos evocados pelo texto e a música); pronúncia; postura cênica e originalidade. O regulamento está no site: http://festivaldacancaoaf.com.br/.

A fase de seleção dos candidatos inscritos é de 01 a 15 de setembro 2021.  A divulgação dos selecionados no site acontece a partir do dia 16 de setembro 2021. Aqueles que forem selecionados na primeira etapa terão a oportunidade de se apresentar em um show que será transmitido ao vivo, no mês de outubro, diante de um júri composto por profissionais do meio musical ou ligados ao meio artístico, membros da Aliança Francesa, apoiadores e representantes de entidades francesas no Brasil. 

A etapa semifinal regional será realizada pela rede de Alianças Francesas no Brasil, em 7 cidades diferentes em diversas regiões do país. As apresentações serão transmitidas ao vivo através das redes sociais das Alianças Francesas das cidades de Aracaju, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo, nas seguintes datas:

  • AF São Paulo – 2 de outubro
  • AF Brasília – 22 de outubro
  • AF Porto Alegre – 23 de outubro
  • AF Rio de Janeiro – 27 de outubro
  • AF Belo Horizonte – 28 de outubro
  • AF Curitiba – 29 de outubro
  • AF Aracaju – 7 de novembro 

Os 7 (sete) candidatos classificados na 2ª Etapa, vencedores de cada etapa regional participarão da Final Nacional de forma virtual em 27 de novembro 2021. O júri da final nacional contará com a participação de Letrux, Ben l’Oncle Soul, Luedji Luna & L’Homme Statue (Loïc Koutana) e Flávia Coelho, entre outros artistas brasileiros e franceses, que irão formar o júri das semi-finais. O concurso será constituído de três etapas eliminatórias e classificatórias.
O grande vencedor da noite será premiado com uma viagem para Paris e passe para o MaMA Festival & Convention, maior encontro francês da indústria musical na França. O segundo colocado receberá um final de semana em uma unidade Club Med no país e o terceiro colocado receberá uma diária de gravação em estúdio profissional.

PRÊMIOS DA ETAPA SEMIFINAL 

Serão premiados os três primeiros classificados na semifinal Curitibana do Festival. 

Os prêmios serão escolhidos por cada AF organizadora da Etapa Regional e o primeiro lugar de cada Etapa Regional participará da Final Nacional. Os prêmios serão entregues na Aliança Francesa, no prazo máximo de 90 dias após a premiação. 

Os prêmios da etapa regional em Curitiba são:
1º lugar: Gravação de uma música em estúdio (música + vídeo) + Participação na Final Nacional do Festival da Canção;
2º lugar: Consultoria musical de técnica vocal e performance + Atelier Temático AF Curitiba;
3º lugar: Sessão de fotos profissional + Atelier Temático AF Curitiba;

OS PRÊMIOS DA ETAPA FINAL

Serão premiados os três primeiros classificados na 3° e última Etapa do Festival:

1º lugar: 1 passagem de ida e volta para Paris saindo do Rio de Janeiro ou São Paulo + 5 noites de hospedagem em Paris com café da manhã, em hotel escolhido pela organização do Festival no valor máximo de R$2.600,00 (dois mil e seiscentos reais), um passe para o MaMA Festival & Convention, maior encontro da indústria musical na França, a ser realizado em outubro de 2022;
2° lugar: um fim de semana em uma unidade Club Med, para duas pessoas.;
3° lugar: uma diária de gravação em um estúdio profissional no valor máximo de R$ 1000,00 (mil reais);

A banca julgadora será composta de três a seis personalidades ligadas ao meio artístico, à Aliança Francesa, às autoridades francesas e/ou representantes de patrocinadores. 

CONHEÇA A MADRINHA E O PADRINHO

Escritora, cantora, compositora, poeta e atriz, Letícia Novaes é um dos nomes de maior destaque no cenário da música independente contemporânea. Ficou conhecida em todo o Brasil após o lançamento do seu primeiro disco solo sob o nome Letrux, Em noite de Climão (Joia Moderna, 2017). 

Já faz 10 anos que Ben vagueia por salas de concerto e viaja pelo mundo para dar sua voz, seu “SOUL”. Seu último álbum Addicted to You é uma viagem ao coração dos ritmos e sons de sua infância. Do RnB ao Reggae, ou do Jazz ao Hip Hop, este jovem que era chamado “L’Oncle Soul” (Tio Soul) e cuja carreira começou a 100 km/h parece ter conquistado o público francês.

Festival da Canção Aliança Francesa 2020

  • Inscrições: http://festivaldacancaoaf.com.br/
  • Prazo de inscrição: De 07 de julho a 31 de agosto de 2021   
  • Seleção dos candidatos : De 1º a 15 de setembro 2021
  • Divulgação dos selecionados no Site : A partir de 16 de setembro 2021
  • Apresentação do Festival: Etapas Regionais : Outubro de 2021
  • Apresentação do Festival: Etapa Nacional e Final: 27 de Novembro de 2021