Café Philo

Café Philo

CAFÉ PHILO DE MAIO

O Café Philo é um evento organizado em parceria entre a AF Curitiba e o curso de Pós Graduação em Filosofia da PUCPR, com curadoria de Cesar Candiotto e Federico Ferraguto. Em 2022 retomamos os encontros presenciais para discutir temas da atualidade por um viés filosófico, agora com encontros realizados no Café Cultura Batel. 

O tema do Café Philo em 2022 é “Contato(s)”. A crise política, econômica e sanitária, assim como o colapso relacional ligado às práticas de distanciamento social, como reação a um possível contágio dos outros, tem espalhado um sentimento de medo, espanto e incredulidade.

Fechados em casa, os indivíduos encontraram a si mesmos sem possibilidade de intercâmbio, a não ser digital. A substituição das concretas relações humanas pelos álgidos contatos on-line levou à tona uma tensão entre real e virtual. Isso nos convida a repensar a estrutura das comunidades (ética, social, religiosa) em que vivemos em virtude das novas formas de contato decorrentes da possibilidade do contágio. 

No nosso segundo encontro do Café Philo, iremos discutir o tema “Contato e contágio”, buscando explorar, com a Profª. Dra. Juciméri Isolda Siveira, coordenadora do Núcleo de Direitos Humanos e professora do Mestrado em Direitos humanos e políticas públicas da PUCPR e com o Prof. Dr. Rudolf von Sinner, coordenador do Mestrado e Doutorado em Teologia da PUCPR, as metamorfoses da ideia de contato nas sociedades pós-pandêmicas.


SERVIÇO:

Café Philo – Encontro 2: Contato e contágio  

Quando: 27/05/, às 19:30

Onde: Café Cultura Batel – Rua Coronel Dulcídio, 558, Bairro Batel.

Convidados: Juciméri Isolda Silveira (PUCPR) e Rudolf von Sinner (PUCPR)