Atelier dos Profes – Julho

Atelier dos Profes – Julho

Atelier dos Profes: O percurso parisiense no livro “Nadja”, de André Breton

A obra Nadja, de André Breton, cuja primeira edição data de 1928, é uma das obras mais importantes do Surrealismo, movimento artístico e literário do século XX. O livro reúne bem as principais ideias do movimento: a liberdade de imaginação, o desejo de experimentação e a procura. 

Nadja contém também várias fotografias de assuntos diversos: pessoas, objetos, desenhos, lugares e monumentos. A segunda edição, lançada em 1964, contém um prefácio no qual Breton afirma que a fotografia, um recurso “antilitérario”, teria como objetivo “eliminar toda descrição”. 

Nessa perspectiva, a presença das imagens serviria então para mostrar ao leitor os lugares percorridos, mas sem a necessidade de descrevê-los. Porém, nota-se que tal lógica não seria totalmente seguida. A escolha das imagens, sobretudo aquelas dos lugares percorridos em Paris, sugere um olhar mais minucioso na relação entre as fotografias e a construção da narrativa. 

A ideia é mostrar como Breton compartilha, por meio das fotografias das ruas parisienses, uma Paris construída por seus próprios passos na procura por si mesmo, a busca que abre o livro, a questão: « Qui suis-je ? ». (Quem eu sou?) . Tal busca é desdobrada em divagações, questionamentos, relatos de experiência e encontros ao acaso (incluindo o encontro capital com Nadja) que tentariam respondê-la. A fotografia de lugares seria uma parte relevante nesse processo — que só pode ocorrer nas ruas da Cidade das Luzes, de acordo com Breton. 

Nesse atelier, a Profª Larissa Mendes vai nos guiar pelas páginas do livro, pelas imagens e espaços de Paris, por onde a história se passa.

O atelier é gratuito e será via Zoom, para se inscrever basta acessar o link abaixo e preencher o formulário no Sympla. Se você se interessa por literatura e surrealismo, não perca!


SERVIÇO:

Atelier dos Profes: O percurso parisiense no livro “Nadja”, de André Breton

Ministrante: Profª Larissa Mendes

Quando: 08/07, sexta-feira, às 19h

Online – Via Zoom

Inscrições: https://www.sympla.com.br/atelier-dos-profes—julho__1624584

Gratuito 

Mais informações: https://afcuritiba.com.br/