Em meio ao isolamento imposto pela pandemia, o curso “Paris à Distance” da Aliança Francesa de Curitiba emergiu como um farol de cultura e conexão. Concebido nas ruas virtuais da capital francesa, esse projeto transcende as barreiras geográficas, ganhando corações em Curitiba e hoje, estendendo sua mão fraterna para além do Brasil, em um ato de amizade e solidariedade global.
As professoras Márcia Lebois e Viviane “Vica” Ribeiro, veteranas da Aliança Francesa com mais de duas décadas de dedicação, foram as arquitetas deste ateliê inovador. “Paris à Distance” nasceu em abril de 2020, como uma resposta criativa às restrições de viagem. Através da plataforma Zoom, elas guiaram os alunos por uma Paris virtual, explorando monumentos, bairros e locais turísticos, desvendando histórias, arquitetura, cultura e curiosidades. Com mais de vinte edições, cada uma com seu próprio roteiro ou tema, o curso se tornou uma jornada de descobertas sem fim.
“Paris à Distance” é mais do que um curso; é uma ponte entre culturas, um refúgio em tempos incertos e uma celebração da resiliência humana. É a prova de que, mesmo quando as estradas do mundo estão fechadas, as avenidas do conhecimento e da solidariedade permanecem abertas, convidando-nos a viajar sem sair de casa. Mas recentemente, este curso foi oferecido para duas Alianças Francesas enfrentando situações críticas no mundo. As professoras nos relatam:
“Em julho de 2023, no congresso dos 140 anos da Aliança Francesa em Paris, conhecemos a diretora da Aliança Francesa de Lviv, na Ucrânia, que nos contou que, apesar da guerra, a AF continuava funcionando. Pensamos em fazer uma parceria e propusemos um ateliê ‘Paris à Distance’ para que os alunos pudessem praticar o francês ao mesmo tempo em que vissem coisas bonitas e interessantes. Este projeto será realizado em julho deste ano. Quando vimos a situação da catástrofe climática no Rio Grande do Sul, propusemos à direção da AF Curitiba um ateliê online para os alunos da AF de Porto Alegre, como um gesto de amizade e de solidariedade.”
Benjamin Teulières, diretor executivo da Aliança Francesa, não poupa elogios ao “Paris à Distance”. Ele destaca o formato curto e cativante do curso, que convida todos a uma viagem relaxante pelo coração da cultura francesa. O conhecimento profundo de Márcia e Vica sobre Paris é tão impressionante que, internamente, brinca-se que elas conhecem a Cidade Luz melhor do que os próprios parisienses.