Ateliers Gratuitos AF Curitiba 2025 – Coral, Teatro  e Clube do Livro.

NOVAS INSCRIÇÕES!

Entre no universo da música e do teatro francófono e pratique a língua francesa através das artes. Para participar, basta se interessar pelos assuntos, não é necessário conhecimento prévio de francês ou de canto/teatro.

Saiba mais sobre cada um dos Ateliers:

Atelier de Teatro AF e Unespar – Grupo de Estudos Teatrais em Língua Francesa

O Atelier de Théâtre é um grupo semanal criado com o objetivo de fomentar estudos teatrais em língua francesa na forma de leituras de textos teóricos, leituras dramáticas, treinamentos e preparação vocal e corporal, montagens cênicas e outras atividades. O grupo é desenvolvido como projeto de extensão da FAP/UNESPAR e a atividade é aberta para o público geral, bem como para alunos da AF e colaboradores (docentes e estudantes) da UNESPAR e de outras instituições.

Sobre a Coordenadora:

Nadia Luciani é Docente do Colegiado de Artes Cênicas da UNESPAR – Campus de Curitiba II – Faculdade de Artes do Paraná, Designer e Iluminadora Teatral há mais de 30 anos. Pesquisadora em Artes Cênicas com doutorado pela ECA-USP e estágio de pesquisa na Universidade de Lille na França. 

SERVIÇO – Teatro:

– Quando: Às segundas, das 19h30 às 21h30

– Início das aulas: 24/03/2025

– Local dos ensaios: AF Curitiba – Sede Prudente de Moraes: Alameda Prudente de Moraes, 1101 – Centro

– Coordenadora: Nadia Luciani (FAP/UNESPAR)

– Atividade gratuita

Coral AF Curitiba

O Coral AF Curitiba é uma oportunidade de vivenciar o francês através da música. Os ensaios são semanais e, além da vivência do coral, o aluno terá noções de técnica vocal, teoria musical e harmonia. Os ensaios ocorrem semanalmente e acontecem em parceria com a renomada escola de música Paidéia. Liderado pela regente Julia Saggin, o coral é composto por trabalhos vocais voltados a canções francófonas clássicas e contemporâneas. Para participar, basta se interessar pela língua e pela cultura francófona e vir cantar conosco!

Venha cantar com a gente!

Sobre a regente:

Julia Saggin é cantora, pianista, produtora e diretora adjunta da Paideia. Possui Bacharelado em Piano na Universidade Estadual do Paraná- campus Belas Artes. É fundadora e regente do Cantateca – Coral da Biblioteca Pública do Paraná, é integrante do Madrigal Vocale e regente auxiliar do Papo Coral. Estudou piano com Vera Di Domenico, Renata Bittencourt, Olga Kiun, Paulo Emiliano e Carme Celia Fregoneze. Canto e técnica vocal com Neyde Thomas e Luciana Melamed e harmonia com Vicente Ribeiro e Osvaldo Colarusso e ainda com o mesmo, regência, percepção, contraponto e orquestração. Como pianista, realizou concertos sobre a obra de grandes compositores e pedagogos como Bèla Bartòk, Villa-Lobos, Shumann, J. S. Bach e Shubert. Já participou dos grupos vocais Nós em Voz e Curitibôcas, realizando turnês pela França e Portugal, respectivamente. Entre suas principais premiações estão: I lugar do 3º turno no concurso VII Concurso de piano prof.ª Edna Bassetti Habith e II lugar do 2º turno do Concurso de Canto Salva lírico.

SERVIÇO – Coral:

– Quando: Às terças, das 19h30 às 21h

– Início das aulas: 18/03/2025

– Local dos ensaios: Paideia Escola de Música – Rua David Carneiro, 398 – São Francisco, Curitiba

– Regente: Julia Saggin

– Atividade gratuita

Você ama ler e tem interesse em ler em francês? Ou já está praticando a leitura na língua? Que tal compartilhar suas leituras com outras pessoas?

No Clube de Leitura da Aliança Francesa, nos reunimos todo mês, no último sábado do mês, para discutir livros de autores e autoras francófonos. Os encontros serão conduzidos por Alice Lacroix, nossa estagiária francesa, que vai compartilhar sua visão sobre a literatura e a cultura francesa. Não importa se você ainda não terminou a leitura ou se prefere apenas ouvir a discussão — todos são bem-vindos!

Sobre a ministrante do clube:
“Meu nome é Alice Lacroix, sou francesa e tenho 23 anos. Tenho uma Licenciatura em Línguas Estrangeiras Aplicadas ao Comércio Internacional pela Université Rennes 2 e atualmente estou cursando o Mestrado em Línguas e Sociedades ‘As Américas’ na mesma universidade. Para concluir meu Mestrado, preciso realizar um estágio em um país da América, razão – entre outras – pela qual escolhi fazê-lo na Aliança Francesa de Curitiba!

Meu estágio começou no dia 3 de fevereiro e vai durar até o final de julho. Durante esses seis meses, terei a oportunidade de apoiar os departamentos culturais e pedagógicos, além de contribuir para alimentar as redes sociais. A missão que mais me entusiasma é participar da vida da mediateca, abrindo um clube de leitura.

Esse estágio na Aliança Francesa de Curitiba também me permitirá adquirir experiência e competências valiosas, aplicáveis a vários setores profissionais, além de me dar a oportunidade de usar o português no cotidiano. Estou muito empolgada para contribuir para a vida cultural da Aliança Francesa de Curitiba!”

Se você é aluno, ex-aluno ou frequenta nossa biblioteca, essa é uma excelente oportunidade para expandir seu vocabulário e se aprofundar na literatura francesa, enquanto compartilha experiências com outros leitores. Venha participar dessa troca cultural enriquecedora com a Alice!