
A Aliança Francesa de Curitiba convida para o quarto encontro do XVIII Café Philosophique, realizado em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCPR.
Com o tema “Subjetividade, ética e transformação”, esta edição propõe uma reflexão filosófica sobre a natureza humana e suas formas de subjetivação, articuladas à dimensão ética da experiência.
Partindo de duas perspectivas contrastantes, serão abordados os discursos modernos da psiquiatria do século XIX — representados por autores como Morel, Charcot e Lombroso, marcados por visões deterministas e dicotomias como normal/patológico — e, em contraponto, os pensamentos de Sigmund Freud e Donald Winnicott, que propõem caminhos de superação dessas dicotomias, abrindo espaço para uma ética do cuidado, da empatia e da regeneração humana.
Neste encontro, a subjetividade será pensada não apenas como construção histórica e cultural, mas como possibilidade de transformação individual e social a partir do reconhecimento da alteridade e do desenvolvimento ético pela via da experiência.
IV Encontro – Subjetividade, ética e transformação
23 de outubro de 2025
19h30
Convidados: Rebeca Fernandes Dias e Francisco Verardi Bocca (PUCPR)
Café Louis Philippe – Rua Prudente de Morais, 1101 – Centro
Participe desta edição e venha refletir conosco sobre os caminhos da filosofia diante dos desafios contemporâneos.
Entrada gratuita e aberta ao público.