O que se comemora na França no dia 14 de julho?

O dia 14 de julho é a festa nacional da França. Mas você sabe por que essa data é tão importante para os franceses?

Para saber, temos que voltar ao final do século XVIII, em 1789. Naquela época, a França era dividida em três ordens: a nobreza, o clero e o Tiers-État, o termo usado para designar os comuns, desde os campesinos até à burguesia sem esquecer os artesãos. Essa parte da população ficou cada vez mais pobre e sofreu com a fome devida a vários anos de colheitas ruins.

Ao mesmo tempo, o reino da França estava endividado por vários motivos. Sendo uma monarquia absoluta, o rei da França concentrava todos os poderes e impunha impostos cada vez mais pesados e abusivos aos seus súditos. 

Diante desses abusos de poder, o Tiers-État parisiense se revoltou e marchou em direção à prisão da Bastilha, o símbolo do poder absoluto da monarquia. O povo forçou a entrada na Bastilha e libertou os prisioneiros, matando alguns dos guardas, enquanto outros decidiram se juntar à multidão. Esse evento conhecido como a tomada da Bastilha marcou o início da Revolução Francesa.

Prise de la Bastille avec l’arrestation de M. de Launay, le 14 juillet 1789 (Anônimo, circa 1789)

Hoje, os franceses celebram o dia 14 de julho de 1789, mas também comemoram a Fête de la fédération, que ocorreu no mesmo dia um ano depois e que foi a primeira comemoração do evento! 

No entanto, foi somente em 1880 e com a lei Raspail que o dia 14 de julho se tornou o feriado bancário francês.

Os fogos de artifício do 14 de julho, um verdadeiro espetáculo, costumam ser lançados no dia 13 de julho, pouco antes da meia-noite, em toda a França.